A versão do jogo para Wii também oferece um modo único, o "Dragon Net Battle", em que se pode jogar online com outras pessoas. Além disso, essa versão possibilita que o jogador utilize movimentos de ataque no jogo da mesma forma em que eram feitos em Dragon Ball Z, como o Kamehameha e a Genki Dama; e também pode ser jogada com o Wii Remote ou o Nunchuk.[7][13][14] Budokai Tenkaichi 3 acrescenta a possibilidade de o jogador salvar as lutas que gostou para poder assistir depois; assim como também introduz novos movimentos, como o Sonic Sway, que serve para desviar de ataque próximos.[15][18] Outros modos presentes no jogo são o "Evolution Z", que serve para a compra de itens e customização de personagens através dos Z Points, e o "Character Reference", modo que tem dados sobre Dragon Ball.[14] O jogo também possui elementos da série, como os ataques Blast 1, que servem como preparação para os ataques especiais e que são usados dependendo do número do Blast Stock (estoque de explosão), e Blast 2 (ataques especiais) e que são usados dependendo do número do Ki Gauge (Barra de Ki). Outros elementos, como a barra de vida e a luta limitada por tempo reaparecem no jogo.[7]
Desenvolvimento
Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3 foi desenvolvido pela Spike e publicado pela Atari na América do Norte, e pela Namco Bandai na Europa e no Japão.[1] O jogo teve seu desenvolvimento, tanto para PlayStation 2 quanto para Wii, concluído em 30 de outubro de 2007.[19] Foi anunciado em 31 de outubro de 2007, pela Atari, o lançamento da versão de colecionador de Budokai Tenkaichi 3, que contém o jogo, um livro exclusivo de arte digital com 50 páginas, relatando o desenvolvimento dos personagens e dos estágios do jogo, e um pôster de parede.[20] Foram criados cerca de dez movimentos especiais para a versão do jogo para Wii, como os do Kamehameha, da Genki Dama e do Masenko, porque eles seriam mais fáceis de usar e também porque teriam mais interatividade, pois a equipe de produção já havia "descartado o cursor", que tinha sido usado em Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 2.[8]Donny Clay, produtor do jogo, comentou em uma entrevista ao site Siliconera que o modo online não foi introduzido na versão PlayStation 2 porque não haviam componentes online o suficiente para que pudessem trabalhar, então a equipe de desenvolvimento decidiu focar o uso do modo na versão Wii, e também disse que estava feliz por falar que Budokai Tenkaichi 3 era um dos primeiros jogos de luta para Wii online.[8] O produtor comentou um pouco sobre o Disc Fusion System, que, segundo ele, servia para "destrancar alguns modos exclusivos de PlayStation 2", e também para compensar a falta do modo online nessa versão.[8][9] Além disso, o modo foi introduzido no jogo como uma forma de "celebrar o último jogo da série Tenkaichi para o PlayStation 2 Computer Entertainment System". Emily Anadu, gerente de produtos da Atari, comentou a respeito dos modos exclusivos de cada versão, que "adicionar jogabilidade online para o Wii irá finalmente entregar um recurso pelo qual os fãs esperaram, enquanto o 'Disc Fusion System' no sistema do PlayStation 2 recompensa aqueles fãs que nos suportaram desde o começo da série Budokai Tenkaichi".[21]
Os criadores justicaram a adição do modo online de novos personagem como uma solicitação de fãs. Mas ainda assim houve outros pedidos que não puderam ser atendidos, como o do uso de um criador de personagens, que Donny disse ser "definitivamente algo que eu amaria fazer, mas não tivemos a chance de o pôr no jogo ainda".[22] A respeito do não-lançamento do jogo para o Xbox 360, ele disse que era um grande fã dessa plataforma, e que estava muito excitado sobre o avanço da série para ela, e já estavam trabalhando em uma próxima geração que fosse compatível com ela.[8] Já haviam planos de um "Budokai Tenkaichi 4" compatível com essa plataforma, mas o próximo jogo a ser lançado foi na verdade Raging Blast.[22]
Recepção
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O Mobygames deu nota 7,3 para as duas versões.[28] Metacritic, outro site mediador, deu notas 7,3 e 7,2 para as versões PlayStation 2 e Wii, respectivamente, baseados em 51 críticas ao todo (24 da versão PS2 e 27 da versão Wii).[26][27] O site Game Chronicles deu notas 8, para a versão Wii, e 8,5, para a versão PlayStation 2, e disse que o único problema do modo Dragon Net Battle é a lag presente; assim como também falou que, sobre a versão PS2, "o maior problema com Tenkaichi 3 em relação aos gráficos é a aparente inabilidade de mostrar mais de dois personagens ao mesmo tempo no Story Mode".[7][29] O GameSpy deu nota de três estrelas e meio (
O site 1UP não fez avaliações da versão Wii, e avaliou a versão PlayStation 2 com uma nota B-. Ele também fez comentários sobre alguns aspectos do jogo, e disse que "para o iniciante, embora, o sistema de combate pode ser ser frustrante. É lhe dado uma enorme variedade, do Z Counter ao Heavy Finish a um tempo restrito para defletir Ki Blasts, o que pode fazer com que os jogadores se sintam impotentes, sem ajuda contra a melhorada inteligência artificial, que aparentemente sabe contra-atacar qualquer tipo de situação". O site também disse que "a parte principal do combate permanece altamente inalterada com relação a de Budokai Tenkaichi 2", apesar de ter algumas diferenças; e comentou que a redução do tempo de luta no Dragon History, "pode parecer um ato de preguiça da Spike", mas também falou que os estágios ficaram maiores em extensão, e mais inclusivos na experiência; e finalizou dizendo que a "Spike, através dos anos em que trabalhou nesse complicado meio, deu aos fãs o que eles queriam: um retrato divertido e excitante espelhado no espírito e ferocidade de Dragon Ball Z".
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